terça-feira, 23 de agosto de 2011

História do Instituto Pax

A implantação do Instituto de Serviço Social Pax está diretamente associada à história de Brasília e seus imigrantes, pois, com o sugimento de algumas invasões, novas cidades satélites foram construídas, detre elas o Gama. Desde o início as Irmãs Mensageiras de Santa Maria, aqui se instalaram com o intuito de oferecer assistência espiritual, social e educacional.
Em 25 de Janeiro de 1959, chegou a esta cidade, a Revda. Madre Íria Maciel Pereira, Coodenadra Geral e Fundadora da Congregação das Irmãs Nebsageiras de Santa Maria, para verificar a possibilidade da fundação do Instituto de Serviço Social Pax. Vindo juntamente com as Aspirantes Maria de Lourdes Rodrigues e Maria Luíza Mota. Conheceram as dependências provisórias oferecidas pelo Administrador, até que o tão sonhado prédio fosse construído para o funcionamento do Instituto de Serviço Social Pax.

A população se encontrava eufórica com a possibilidade de ter perto religiosas a fim de realizarem trabalhos a nível cultural , educacional, além do cuidado espiritual para com a população. Acharam,então, ser imprescindível a vinda das Mensageiras para a mais nova satélite, desafios eram inúmeros, falta de estrutura que atendesse uma população de 30 mil habitantes, com características diversificadas, pois na sua maioria era migrantes oriundos de varios estados brasileiros. Com as Religiosas iriam trabalhar com tão grande diversidade cultural apartir das atividades à elas confiadas sobre tudo em relação ao aspecto religioso? Mesmo assim, pela fé e confiança em Deus, as irmãs aceitaram o desafio, firmando que voltariam dias depois para acertarem a vinda definitiva. Foram nomeadas para a Casa do Gama as Irmãs: Carolina Araújo de Siqueira responsável pela casa, e vieram também Irmã Apolônia Maria de Carvalho e as Aspirantes Cecília Ramos e Maria Luíza Mota.

Seis dias depois da instalação das Irmãs, elas iniciaram os trabalhos pastorais. No primeiro encontro realizado contaram com a participação de 90 famílias acompanhadas dos seus filhos. Aquela criançada que vivia isolada em seu lar expandiu-se naquele dia traduzindo em suas fisionomias a felicidade pelo convévio com seus pares.

Dando continuidade ás atividades missionárias, iniciaram as visitas domiciliares a fim de fazerem o levantamento religioso, social e cultural das famílias. Dia 02 de março de 1961 iniciaramo Jardim de Infância e a 1ª série sendo ao todo 50 alunos. O mobiliário foi cedido caridosamente pelas irmãs Salesianas.

Em agosto do mesmo ano, iniciou-se o curso de Educação de Base sob a orientação da Diretora do Instituto Pax. Duas Irmãs lecionaram o curso ainda no mesmo mês, as Irmãs assumiram a Direção e Coordenação da Escola Classe Gaminha da FEDF, a pedido do Administrador. Desde então, as datas comemorativas passaram a ser comemorados com alunos e familiares, bem como toda a comunidade do Gama.

No início de janeiro de 1962, a Irmã Ana Maria D' Athayde assumiu o Centro Educacional Gaminha, com aproximadamente 450 alunos do Ensino Fundamental.

Com a ajuda da comunidade e de amigos, conclui-se a construção de parte do prédio do Instituto de Serviço Social Pax. Em 18 de julho de 1966, foi iniciada a creche pra os filhos dos operários e domesticas. No final do mesmo mês, iniciou-se a escola de datilografia com o objetivo de arrecadar recursos para a manutenção do Instituto, e ainda outros cursos, tais como: corte e costura, arte, culinária e decoração, todos promovidos pelas Irmãs.

Com esforço e dedicação de todas as Irmãs que por aqui passaram no decorrer dos anos, o Instituto de Serviço Social Pax, foi ampliando suas instalações e atualmente oferece desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental e continua atendendo crianças e adolescentes oriundas de situação de risco e vulnerabilidade social.

Em meio a muita garra, perseverança e com o coração saltitando de alegria por estarmos juntos com a cidade, que grande se fez há 50 anos, Um cinquentenário de construção, sabedoria e aprendizado, pois ensinamos mas também aprendemos, e melhor, crescemos em comunhão com um povo destemido, que assim como nós viu os seus se tornarem realidade e por tudo isso no mês de agosto de 2011 em agradecimento e reconhecimento a todos aqueles que ajudaram a construir a nossa história, a história do Instituto de Serviço Social Pax, estaremos celebrando o Jubileu de Ouro.

Em síntese, esta é a história de uma Instituição que com a Graça de Deus venceu os obstáculos encontrados pelo caminho e que prossegue tendo em vista a formação do individuo, em todas as suas dimensões, pois aqui não moldamos apenas mente, mas também coração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário